Capitalização de Empresas – Capital Venture

capitalizacao-empresas-capital-venture

Hoje, dia 03 de Julho no PTI  acontece o Workshop sobre Capitalização de Empresas via Fundos de Venture Capital. Mas o que isso significa? Venture Capital é como o Capital de risco uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. Fonte Wikipédia 

Existem várias modalidades que são empregadas para o aporte de valores em empresas de Venture Capital :

Venture capital: investe em empresas já estabelecidas, mas de pequeno e médio portes, com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. Assim como no capital semente, o foco são empresas inovadoras, em setores como os de biotecnologia e tecnologia. A seleção também passa pelas etapas de avaliação, apresentação ao comitê de investidores e negociação.

Private equity: as empresas que recebem os aportes já estão consolidadas e possuem faturamento na casa das dezenas ou centenas de milhões de reais. O objetivo dos recursos é de dar um impulso financeiro à companhia para que ela se prepare para abrir capital na bolsa de valores, por exemplo.

Empresas de capital aberto também podem receber os recursos dos private equity. Neste caso, o capital é destinado a alterações financeiras, operacionais ou estratégicas, visando a um novo posicionamento no mercado aberto. Fonte Economia Ig

perfil-empresa-capital-venture

Perfil das empresas que podem buscar investimentos em Capital Venture. Fonte abvcap

estagio-empresa-capital-venture

Estágios das empresas que buscam Venture Capital. Fonte: abvcap

empresa-capital-venture-estado

Dados de empresas investidas por estado no Brasil. Fonte: abvcap

Você pode ter mais informações sobre investimentos pela realizadora do Evento abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital) PTI (Parque Tecnológico Itaipu) Itaipu Binacional e Fibra (Previdência Complementar)

A parceria Institucional do BID, AMIN e apoios da CACIOPAR e Iguassu-IT.

Deixe o seu comentário

*