Hei dono, você também precisa participar para ter resultados

Olá pessoal,

Faz tempo que não discorro algum tema voltado para a melhora de resultados no âmbito de sites e redes sociais, um dos últimos foi sobre o futuro dos sites. Portanto, acho válido discutir quando casos reais acontecem, pois em cima disso fica mais fácil analisar as atitudes referentes à este assunto.

Como os donos tem responsabilidades sobre os resultados de projetos online?

Chega ser redundante dizer que o dono do negócio é peça primordial referente aos resultados dos seus projetos, vejamos pelo seguinte prisma: são poucos os gestores que se preocupam realmente em participar ativamente dos detalhes do site do seu projeto. Geralmente a premissa é que os profissionais de design e redator sejam responsáveis por toda a edição de informações do site da empresa, deixando à esses bravos guerreiros que muitas vezes não entendem boa parte do negócio a responsabilidade de falar à todos informações vitais aos seus clientes na internet. São poucos empresários que realmente se preocupam em descrever o seu negócio ou passar pelo menos algumas informações básicas sobre o seu negócio de próprio punho ao profissional de criação e comunicação.

Devo dar todo o ‘trabalho’ de graça para o pessoal da agência?

Geralmente quando se contrata um profissional espera-se que ele traga ideias e formas de aumentar os leads e contatos,  visto que você já está pagando para eles fazerem esse serviço. Por qual motivo você deixaria de atender clientes, fazer mais vendas para escrever sobre a empresa ou ajudar a escolher imagens que representarão o seu negócio? Justamente por estar pagando que é mais coerente estar ciente do processo (sem microgerenciar), não basta apenas pagar e esperar um site prosperar com milhões de visitas. E geralmente quando isso não ocorre, ambas partes podem se frustar.

Se envolva e surpreenda-se

Muitas vezes os empresários não possuem um perfil ativo nas redes e conhece apenas alguns poucos sites de referência em sua área de atuação, alguns até pensam no cúmulo de começar a vender online sem nunca terem feito uma compra sequer pela internet! Entenda: tudo começa com a curiosidade sua e dos seus clientes.

A curiosidade do empresário deve ser para descobrir em quem está fazendo um bom trabalho na internet ou como o seu cliente gostaria de saber o processo do seu trabalho. Segredos de como são feitas as suas produções estão confinadas dentro de escritórios ou no chão de fábrica, mas saiba que isso tipo de assunto costuma atrair uma grande audiência, ou você nunca quis saber como é feito o chocolate ou a cerveja?  Tente junto com os profissionais que você contratou encontrar maneiras de mostrar como é feito o seu trabalho e não estamos falando de grandes produções, textos ou vídeos simples podem fazer milagres quando colocados em um contexto correto no seu site.

Conclusões de quem se deu bem

Tive muitos clientes e posso dizer com toda a certeza do mundo que empresários que foram ativos nas buscas de informações ou em aprenderem a utilizarem as redes sociais e sistema de posts dos sites obtiveram resultados bem melhores do que outros que estavam sem tempo ou ”não tinham o jeito’‘ para a coisa. Envolver-se na participação do projeto online requer tempo e estudo para alcançar resultados melhores independente do investimento feito. Significa ter curiosidade em aprender e passar o seu conhecimento ao desenvolvedor do projeto, mas PRINCIPALMENTE aos seus clientes. Pense nisso!

Deixe o seu comentário

*