Facebook: 5 Dicas Para Fazer Vendas na Rede Social

Em plena era digital, quem não tem um perfil em qualquer rede social fica praticamente desolado com uma enorme gama de informações. Só que isso atualmente é raro!

Grande parte das pessoas que acessam a internet, de qualquer lugar do mundo, possuem um perfil em alguma rede social, em especial ao Facebook que domina essa área. Por isso nada melhor do que estar presente nela.

Segundo informações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), aproximadamente 80% dos jovens possuem um perfil nas redes sociais e o Facebook domina em mais de 60% deles. Definitivamente você precisa atuar no facebook para otimizar suas vendas.

É lógico que ele não deve ser seu único canal de comercialização, é preciso variar com atuações no Google Adwords, email marketing, artigos em blogs e etc.

O Facebook é Seu Canal Mais Fácil de Gerar Vendas

Graças a criação do Facebook Ads e das Fan pages a rede social passou a ser um dos modos mais fáceis para você fazer cada vez mais vendas dos seus produtos. Hoje o Facebook pode ser considerado a solução dos problemas de muito e-commercers e internet maketers.

Você consegue pagar pouco por anúncios que vão te trazer um enorme ROI (Retorno sobre investimento), simplesmente porque a segmentação do Facebook é considerada uma das melhores no ramo dos anunciantes de PPC (pay per click – pago por clique). É póssivel você selecionar idade, país, ramo, interesses e muitas outras opções.

Além de você possuir uma das ferramentas mais poderosas no marketing digital: a Customização de Audiência. Com ela você consegue segmentar seus anúnciso tão a fundo que ele só vai aparecer para quem você quiser. Em um breve resumo: se você tem uma lista de e-mail é muito simples você segmentar seus anúncios do Facebook Ads para todos que estão somente presente nessa lista, e isso traz dois benefícios… Cada vez mais seus CPC (custo por clique) diminui e seu ROI aumenta, afinal você vai estar levando o anúncio para quem precisa e quer ler.

Recentemente o Facebook Ads implantou o Re-marketing digital, uma das maiores técnicas para publicidade em forma de imagem (display). Ele passa a operar nos mesmos moldes que o Google Adwords, ou seja, você visita um site, logo depois disso o Facebook passa a ter direitos sobre seus histórico de navegação e se caso o site tenha uma campanha de Re-marketing ativa no Facebook, toda vez que você estiver online na rede social, o banner de divulgação irá aparecer para você oferecendo alguma coisa. Isso só vai desaparecer quando o dono do anúncio selecionar uma quantidade de dias máximo para você ser atingido pela campanha ou se você limpar os cookies do seu navegar.

5 Dicas Essenciais Para seu Sucesso nas Vendas Online via Facebook

A grande maioria dos e-commercers testam rotineiramente um conjunto de técnicas mas elas acabam tendo uns pilares essenciais e eu vou revelar agora para você.

  1. Aprenda Copywriting. Toda pessoa que deseja fazer qualquer tipo de venda, digital ou não, precisa aprender as técnicas do copywriting, que nada mais são técnicas persuasivas para levar a pessoa ao desejo da compra. Todo anúncio deve utilizar dessas técnicas. Caso você não queira ter o trabalho de escrever suas cartas de vendas ou anúncio basta contrar um Copywriter – aquela pessoa especializada no assunto – mas eu já te adianto que não é nada barato, até porque muito provavelmente a campanha que ele lançar vai ter um sucesso incrível!
  2. Estude seu público-alvo. Aproveite que o Facebook Ads te da a facilidade de segmentar ao máximo suas campanhas, então é importante que antes de abrir um negócio você tenha em mente o perfil do comprado do seu produto. Ele vai te ajudar para todo tipo de campanha de marketing, no Facebook não seria diferente. Lembre-se da sacada: quanto mais segmentada a campanha for, menos você vai pagar por clique e mais vai segmentar!
  3. Use as Chamadas de Atenção. As famosas “Call to Action” são disponibilizadas pelo Facebook, então use-as! Se você quiser vender algo, use a chamada de Comprar. Se quer ofertar o download de algo, use a de Download. E por aí vaí. Lembrando que as “Call to Action” realmente funcionam.
  4. Utilize Imagens Realmente Chocantes. Cada tipo de título vai se referir a uma imagem, então não poupe esforços em utilizar imagens bem nítidas e que envolvam o usuário, as vezes isso pode até gerar uma campanha viral, que é o melhor de tudo. Eu recomendo também trocar as imagens a cada 2 ou 3 dias e ir testando para ver qual acaba tendo uma melhor performance.
  5. Acompanhe o Desempenho dos Anúncios. Essa é a melhor tática para você otimizar seus anúncios: testar. Fique sempre atento a campanha que melhor performa e use ela como molde para as outras. Uma dica para poupar seu tempo é sempre duplicar essas campanhas e criar variações somente com imagens e a posição do seu link de vendas (início, meio ou fim do texto).

Este artigo é do Jonathan Iqueda que fundeou um blog (você pode ver aqui: http://empreendedor-linkado.com.br/) e reconhece a semelhança do trabalho da Corporação Ideias em nicho.

Ele trabalha com internet marketing desde de 2012, migrando entre áreas de SEO e digital marketing até MMN com foco em divulgações online. Atualmente estuda ciências da computação no CEFET/RJ e trabalha como SEO Intern em uma multinacional americana.


Recomendamos também o redirecionamento da sua página de Facebook, confira mais aqui:
HostFoz Facebook - 2 

Trackbacks

  1. […] são as maiores responsáveis por fazer com que os usuários cliquem em links. Dessa forma, dependendo do tipo de campanha que você deseja realizar no Facebook Ads, é válido apostar em boas imagens, ou seja, fotos que são capazes de prender a atenção do […]

Deixe o seu comentário

*