Como lidar com tantos canais de comunicação do dia a dia?

comunicação4Pense no seguinte cenário; segunda-feira pela manhã e depois do final de semana, você abre a sua caixa de e-mail (isso se tiver apenas uma conta), com isso você já terá muita comunicação pra responder. Agora; se você for uma pessoa que além da conta pessoal, ainda tenha outras caixas de e-comunicação3mails para conferir, haverá muita mais informação para se consumir,  só que antes de checar o seu e-mail, comunicação2ao acordar você provavelmente já deu uma breve olhada no seu Facebook ou Whatsapp aonde estão os contatos mais próximos ou grupos criados para alguma atenção.

Rotina de checagem diária de informação digital

Neste panorama é certo que você já deve ter lido muita coisa pela manhã, e escutado também. (por acaso escuta-se na leitura?)  Então gostaria de deixar claro até onde podemos chegar e o que poderia se tornar toda essa informação, não é intenção criar uma tendência, apesar de estar um pouco inspirado pelo o guia do caçador de tendências – Como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida creio que a comunicação de hoje

comunicação5evoluiu tanto que até os consumidores da tecnologia estão um pouco perdidos no meio de tanto canais para se conversar e estar presente, portanto vou listar basicamente quais os contatos que uma pessoa com smartphone  deve ter para se comunicar:

  • Comunicação verbal
  • Telefone Fixo
  • Telefone Celular
  • SMS
  • E-mail
  • Facebook Messenger
  • Whatsapp
  • Hangout
  • Skype
  • Telegram
  • Viber
  • Outras redes sociais

Muitos canais para se falar e escutar.

Diante de tudo isso, além da alta utilização deste tipo de comunicação apenas com o intuito para a vida social, neste novo mercado em que estamos utiliza-se desses canais para se fazer negócios e conversas no trabalho. Com isso cria-se uma necessidade das pessoas saberem como lidar com tanto canal para se falar e responder. Muitas pessoas veem como desnecessário tanto tipo de comunicação, mas o certo é que sempre haverá alguém a ser respondido ou que deixará de falar com você devido a falta de comunicação naquele canal que todos estão usando.comunicação7

A nossa geração está passando por uma transformação comunicativa em vários aspectos, como havia dito em sobre quebrar os paradigmas de tempo e espaço da internet ainda sentimos uma grande dificuldade em lidar com toda essas novas possibilidades que ela nos trouxe, o que pode até gerar frustração em algumas pessoas. Ainda não podemos afirmar qual é a razão para tudo isso e qual a melhor maneira de encaixar o seu perfil nos tipos de contatos que você ou sua empresa deve ter, mas é certo que precisa ser testado a maioria para analisar qual funciona melhor no seu caso. Alguns canais como o Whatsapp é fundamental para os negócios e comunicação pessoal, lembrando que só o fato de possuir um smartphone já habilita uma imensa quantidade de canais de comunicação em sua vida.

Onde vamos chegar com tanto lugar pra se falar?

comunicação6

Vamos chegar em um dia em  que toda essa comunicação poderá ser mais natural, nosso cérebro e sentidos estão caminhando para isso, nesta habilidade de consumir mais informações que tínhamos no século passado. O celular ainda é apenas uma forma física de conseguirmos nos conectar humanamente após a comunicação física e verbal, com isso as próximas gerações estarão mais habilitadas para comandar esses canais e ter um fluxo mais adaptado e efetivo em suas vidas, agora no presente, resta à você e a usa empresa buscarem maneiras criativas de se ter um controle maior dos canais e assim conseguir se corresponder corretamente com família, amigos e clientes. Existem empresas e profissionais da nova geração que estão dispostos em auxiliar e reunir todos esses métodos para achar a a melhor maneira de continuar a serem ouvidos nesse meio de tanta comunicação que compartilhamos nos celulares e redes sociais todos os dias.

O gerenciamento e a escolha dos melhores aplicativos para conversas vai depender do que as pessoas estão utilizando, a primeira regra é lembrar que nem tudo funciona igual para todos, ou seja, haverá sempre alguém mais disposto e com habilidade para ‘domar’ os principais programas de comunicação (contrate essa pessoa!) , assim como terá pessoas que vão escolher apenas um canal para afunilar seus contatos (o que está certo também), de qualquer forma é preciso deixar bem claro para as pessoas e negócios qual é o tipo de comunicação que você usa para que os outros saibam aonde te encontrar.

A habilidade de ter controle desses canais será cada vez mais precisa num mundo onde todos estão conectados. Se você tem dificuldade em lidar com tantos canais, escolha poucos e vá adicionando os que te trazem mais conforto, já os aplicativos que são poucos usados no seu dia a dia devem ser deixados de lado para dar atenção ao que se usa no momento, fazendo sempre essa escolha e analisando qual está sendo maior utilizado, um exemplo foi deixar de utilizar o msn messenger e ficar mais ligado ao WhatsApp, tenha sempre essa tendência na mente e saiba o que funciona melhor para você e caso nada dê certo desligue o celular e vá dar uma caminhada, depois responda! =)

 

Deixe o seu comentário

*