Meditação e Yoga para trabalhadores da comunicação e tecnologia

meditação e yoga para trabalhadores comunicação e tecnologiaSeria clichê começar o texto falando em como o mundo está repleto de distrações e gigas de informações disparadas para nos ter em atenção contínua para determinados assuntos ou produtos, mas é impossível não frisar o quanto a nossa mente está sujeita e sobrecarregada de tanto estímulo visual, auditivo e sensorial. Eu me coloco nessa posição, pois boa parte do meu trabalho na WPFoz, Fio do Bigode e também no Facebook me estimula a se manter conectado e concentrado em assuntos, memes e notícias; isso sem contar com a parte produtiva que seria o desenvolvimento através dos programas e plataformas, mas eu; cidadão comum, me agrego nessa correria informatizada, assim como boa parte dos leitores daqui que também precisam estar focados em várias coisas em nível familiar, sociedade e no trabalho.

Meditação na Agitação, ansiedade e compulsão por informação.

Mas dizer que também não existe um prazer no consumo de informações no feed, saber dos memes, aprender novas tecnologias seria omitir algo que já está comprovado; de acordo com estudos da Freie Universität (Berlin, Alemanha) as curtidas no Facebook podem ter o mesmo efeito que as drogas no sentido do prazer e vício.  Portanto temos que saber dosar toda essa sobrecarga num sentido mais amplo pra não perder o controle e também criar um hábito de analisar quais informações podem ser consideradas importantes ou não, afinal como disse Eça de Queiroz:

Valores que definem o que “quero” e “posso”. Devo, porque nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu quero.

Então temos que contornar essa sobrecarga com outro tipo de estímulo, que na verdade seria exatamente o oposto: o Não-estímulo. Seria pretensão da minha parte tentar dizer que é meditação, mas na minha concepção, seria algo do tipo, a arte de ficar quieto. É uma afirmação simplista, afinal meditar é uma coisa simples e também complexa, mas que depende apenas da sua concepção pessoal, portanto de difícil definição, mas certamente haverá muito ganho em detrimento ao excesso de informação para quem trabalha na área de tecnologia e informação

Benefícios e técnicas através da Yoga e Meditação

Nesses poucos tempos em que venho praticando a Yoga e Meditação, tive a oportunidade de analisar o que seria o ‘sagrado’ em torno deste assunto. Há pouco tempo atrás não tinha ideia do que era Yoga e Meditação, a não ser através do Google, ou seja, informação é o que não falta, agora o que precisava ser feito seria exatamente o processo: A disciplina da prática.

Como todo processo que fazemos e na Meditação e Yoga não seriam diferentes a premissa é a disciplina. Pois, diferente de muitos outros esportes e manifestações do corpo, o movimento de meditação e a prática do Yoga depende apenas de um espaço limitado onde caiba o seu corpo, sem aparelhos e quinquilharias para a prática, apenas a sua cabeça, disposição e corpo, mas é sempre recomendável estar confortável no ambiente para sentir os benefícios intensos.

Já a meditação exige um desligamento cerebral, um silenciamento forçado da mente, quase uma obrigação. É como você estivesse na academia puxando peso, só que com a sua cabeça e pensamento. Isso acontece porque estamos atordoados de conceitos, ideias, julgamentos, cobranças, críticas e outras séries de manifestações mentais que nos obrigam a se manter com o cérebro hiper vigilante. Com a meditação somos obrigados a nos silenciar e manter uma postura contemplativa de todos esses estímulos e de como você lida com eles, sim, os problemas e as cobranças ainda estarão lá depois da meditação, mas com esse pequeno desligamento de excesso, irá te auxiliar a lidar com mais clareza e serenidade diante dos desafios e informações impostas.

Com a Yoga, ela ultrapassa apenas aquela ideia de fazer posições difíceis com o seu corpo e fazer o mantra ‘Ommm’ ela te faz assumir a inteligência completa do seu corpo, entender desde o funcionamento de um pequeno músculo no seu pé, assim como uma postura inteira do seu corpo. É incrível como podemos dar tanta atenção pra várias coisas e não conseguirmos nos ater ao funcionamento correto do nosso corpo, portanto com o Yoga começamos a criar essa atenção para as coisas certas da vida, que seriam o bem estar e o bom funcionamento do corpo através dos asanas (posições do Yoga)

E antes que você ache que esteja, velho, acima do peso, machucado para a prática, veja o exemplo desse ex-soldado paraquedista que tinha vários problemas de saúde e postura.

Resumo da história: Para todos a prática da meditação e o Yoga só traz benefícios e exige de você uma postura de entrega e disciplina para se ater aos bons hábitos, mas em especial para quem trabalha na área de tecnologia e comunicação e precisa lidar com muitas coisas, as práticas se transformam em um trunfo para poder se manter em sanidade, clareza e disposição, recomendo!

Para quem deseja mais informações: http://www.yogajournal.com.br/ http://www.iyengar.com.br/   

Deixe o seu comentário

*